Gerenciamento de Obras Mitiga Riscos Financeiros e Garante o Retorno Sobre o Investimento

Projetos de grande escala estão intrinsecamente ligados a riscos substanciais. A complexidade dos empreendimentos, a volatilidade de custos de materiais e a pressão por prazos exigem uma abordagem moderna para mitigar riscos financeiros e assegurar o Retorno sobre o Investimento (ROI). De acordo com a pesquisa ‘PMI Survey on Cost and Schedule Overrun’, feita pela KPMG India para o Project Management Institute (PMI), 79% dos entrevistados acreditam que mudanças no escopo/design do projeto levam a estouros no cronograma geral de uma obra.

A mesma pesquisa revela que as principais razões para estouros de custos do projeto na fase de execução e encerramento são o aumento de preços de materiais além das projeções e aumento nos custos de mão de obra ou utilização ineficaz da mão de obra. Um estudo global da McKinsey & Company, publicado no artigo ‘Optimizing performance in infrastructure project delivery’, aponta que grandes projetos de infraestrutura frequentemente enfrentam atrasos de 20% ou mais e excedem os orçamentos em até 80%. A McKinsey estudou 2.768 processos. Eles foram usados cerca de 1,8 milhão de vezes em obras grandes no mundo. A plataforma Aconex ajudou nesse estudo.

Esses desvios representam perdas econômicas que podem comprometer a saúde financeira de uma empresa e a credibilidade junto a stakeholders e investidores. Por isso, é fundamental um gerenciamento estruturado em pilares interligados:

Planejamento Integrado Baseado em Dados

O planejamento atual é um processo multidisciplinar que utiliza metodologias como o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), permitindo a integração de todas as variáveis do projeto, começando com a definição clara e imutável do que será entregue, evitando a expansão do escopo. Um cronograma realista e flexível permite o rastreamento em tempo real do progresso e o desenvolvimento de uma estimativa de custos detalhada deve ser monitorada, com alocações específicas para contingências e reservas de gerenciamento.

A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é primordial para a estruturação do planejamento, possibilitando decompor o projeto em partes menores, hierárquicas e mais gerenciáveis. Essa decomposição organiza o trabalho em pacotes de entrega e subatividades, assegurando que todas as entregas estejam contempladas, reduzindo riscos de omissões ou retrabalhos. Como cada pacote é mensurável, é possível acompanhar o progresso físico e financeiro de forma mais precisa.

BIM

O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia que cria um modelo digital tridimensional inteligente da construção. Ele integra todas as informações do projeto — arquitetura, estrutura, instalações, orçamento e cronograma, evitando colisões entre diferentes disciplinas (elétrica, hidráulica, estrutural) antes do início da obra, economizando tempo com correções em campo. O BIM também possibilita simular as etapas de construção, a logística de materiais e até a performance energética da futura edificação. 

Mesmo que o custo de projetos desenvolvidos em BIM tenda a ser mais elevado nas fases iniciais, ao final da obra, o retorno financeiro ocorre pela redução de desperdícios, diminuição de atrasos, ganho de produtividade e maior previsibilidade de custos, o que torna os orçamentos mais confiáveis, facilitando a gestão físico-financeira.

Gerenciamento de Riscos Proativo e Sistematizado

A Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos (IPMA Brasil ) reforça a importância de um processo estruturado que envolva o mapeamento de todos os riscos potenciais, internos e externos, que possam impactar o projeto, a avaliação da probabilidade e do impacto de cada risco, permitindo a priorização e o foco nos mais críticos, além da criação de estratégias de mitigação, transferência, aceitação ou eliminação para cada risco prioritário.

O gerenciamento de obras moderno protege o capital, otimiza recursos e aumenta a probabilidade de um ROI positivo. A Stecla Engenharia aplica o gerenciamento de riscos desde o início do projeto, reduzindo a possibilidade de eventos não previstos. Com a Stecla, a abordagem e a condução das atividades de gestão são previamente definidas, tendo o cliente, o prazo e o custo como focos fundamentais. Conheça o nosso serviço de planejamento e gestão de obras.

Procure por outros artigos:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mande-nos uma mensagem!

pt_BRPortuguês do Brasil