Entrevista com o especialista: Escritório de Projetos

Engenheiro Francisco Chagas, especialista em gestão de projetos e desenvolvimento de gestão de projetos de produto da Stecla Engenharia

Com atuação em todo o território nacional, em busca de otimizar a gestão de projetos, aumentar a eficiência e garantir o sucesso de suas iniciativas, a Stecla Engenharia tem investido cada vez mais em PMO (Project Management Office). Conhecido como escritório de projetos, esta é uma estrutura organizacional que centraliza e padroniza os processos de gestão de projetos.

Escritório de projetos do Grupo Boticário

O engenheiro Francisco Chagas, especialista em gestão de projetos e desenvolvimento de gestão de projetos de produto, que integra a Stecla desde janeiro de 2023, foi o responsável por implantar o escritório de projetos na Bahia para atender os projetos de ampliação do Polo da Beleza do Grupo Boticário, na planta instalada em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. “Foi uma trajetória de um ano e dez meses de um planejamento bastante satisfatório, com resultados extremamente positivos para o nosso cliente”, relata Francisco.

O escritório de projetos da Stecla na Bahia participou do Prêmio PMI Bahia, uma condecoração organizada pelo Project Management Institute Bahia (PMI-BA) que reconhece gestores e empresas. “Fomos um dos três finalistas do estado, com a unidade d’O Boticário Camaçari. Ficamos entre os três melhores em gestão de projetos e entre os três melhores escritórios de gestão de projetos da Bahia. Resultados bem significativos para essa empreitada de quase dois anos aqui”, comemora.

“Quem não é do meio de gestão de projetos pode não conceber a grandiosidade desse prêmio. No Brasil, nós temos aproximadamente 16 mil gestores de projetos certificados. Isso significa que, dentro do estado da Bahia, de todos os projetos geridos, o Grupo Boticário está entre os três melhores. Aqui temos empresas do meio médico, petroquímico, automotivo, que poderiam estar concorrendo. O próximo passo, para 2025, é, em todo estado em que a Stecla tiver participação em projeto relevante, e que os nossos clientes tenham interesse, apoiar essa iniciativa de se inscrever em premiações. É do nosso interesse evidenciar a nossa qualidade com premiações e certificações como essa, principalmente de um órgão idôneo como o PMI, com a relevância global”, frisa.

PMO e o trabalho remoto

Francisco acredita que a pandemia global de Covid-19 trouxe diversos aprendizados, entre eles de que é possível trabalhar remotamente, com qualidade e profissionalismo. “Existia um preconceito evidente e um receio de como seriam as reações. Eu, particularmente, apoio o sistema híbrido, pois acredito que existe muito valor nas relações interpessoais, e a flexibilização de ter parte da atuação remota alavanca resultados. Termos esse equilíbrio entre o presencial e remoto, ao meu ver, foi extremamente produtivo”, explica.

A implantação de escritórios de projeto distantes da sede da Stecla e, em alguns casos, até do próprio cliente, só se tornou possível por meio dessa atuação híbrida. De forma remota, é possível contar com profissionais extremamente gabaritados, dando apoio a projetos de maior complexidade, utilizando uma mão de obra muito mais adequada para a complexidade do desafio. “Em muitos casos, quando não existia essa opção do remoto, a competência ficava limitada à geografia. Com o advento do híbrido, conseguimos levar a expertise de nossa equipe para qualquer lugar do território brasileiro”, destaca Fernando, que também defende que os recursos humanos transpuseram barreiras geográficas de tal modo, que, atualmente, temos verdadeiramente qualquer expert à distância de um agendamento de videoconferência.

Qualificação é fundamental

Para trazer maior relevância à gestão de projetos, além de adotar as melhores práticas, a Stecla tem se aproximado de certificações de nível global, entre elas, a principal certificação de projetos, a Project Management Professional (PMP). “Com o PMP temos relevância global, opinamos para onde a gestão de projetos vai, como desenvolver as melhores práticas, além de participar dos principais debates e fóruns a respeito de como conduzir de forma assertiva previsível a gestão de projetos”, explica Francisco.

“A Stecla possui um ambiente realmente harmonioso, de colaboração. Vemos a idoneidade da nossa liderança e o acesso que temos dentro da organização como um todo. Temos, claro, hierarquias organizadas para garantir um fluxo de comunicação, mas isso não limita, não tolhe qualquer iniciativa de apoio mútuo nos municípios em que atuamos. Essa harmonia é o destaque para termos bons resultados. Por isso, é realmente satisfatório atuar na Stecla Engenharia”, finaliza Francisco.

Procure por outros artigos:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mande-nos uma mensagem!