A maturidade profissional é um conjunto de características relacionadas à experiência profissional. Os níveis de maturidade de um colaborador não estão relacionados à idade desse profissional, mas ao domínio do conhecimento e performance no ambiente de trabalho. Os 4 níveis de maturidade de um colaborador são definidos como:
M1 – bebê
Não importa a idade e o tempo de experiência, o profissional que acaba de entrar na empresa ou é muito novo em determinada função, necessita de mais acompanhamento. Neste caso, o papel do líder é ensinar a cultura da empresa e como todas as coisas funcionam, sendo um gestor cuidador.
M2 – criança
Neste nível de maturidade, o colaborador vai aumentar o seu grau de conhecimento da empresa e adquirir habilidades técnicas, ainda que não tenha autonomia. O profissional já começa a andar sozinho, mas ainda necessita de acompanhamento próximo. Para o gestor, é importante evitar hábitos antigos e agir como um treinador.
M3 – adolescente
Agora o profissional já consegue realizar suas tarefas sozinho e possui mais autonomia, tendo em vista que já desenvolveu melhor suas habilidades técnicas. Aqui o papel do gestor é oferecer um suporte quando esse funcionário precisar e dar espaço para que ele comece a agir de forma mais independente.
M4 – adulto
Neste nível de maturidade, o profissional tem habilidade técnica e maturidade para tomar suas decisões diante de desafios e problemas, além de capacidade de definir as prioridades de suas tarefas. Neste caso, o papel do líder é o de gestor mentor, que, além do follow-ups pontuais, acolhe inovações sugeridas e sugestões de processos que podem ser melhorados.
Implementando esse processo de maturidade profissional, a empresa conseguirá formar um quadro de profissionais independentes, capaz de enfrentar desafios inteligentes e gerar mais produtividade para a companhia.