Entrevista com a especialista: Recursos Humanos

Ellen Moura, gerente de Recursos Humanos da Stecla Engenharia

O departamento de Recursos Humanos é a área que se concentra no gerenciamento e desenvolvimento do capital humano da organização. O objetivo de criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, com políticas e procedimentos que garantem justiça e equidade, levou a Stecla Engenharia a conquistar o selo GPTW. Ellen Moura, gerente de Recursos Humanos da empresa, formada em psicologia, com especialização na área de RH, detalha a visão organizacional aplicada na Stecla em relação aos colaboradores.

O que significa o selo GPTW?

O selo GPTW é a certificação de uma empresa como um Excelente Lugar Para Trabalhar por meio de uma pesquisa de clima anônima, na qual as pessoas da organização são convidadas para avaliar o ambiente. “Nós alcançamos a média 90 no GPTW, uma nota excelente para a primeira participação. Tivemos uma contribuição positiva dos funcionários também, porque não é obrigatório que todos respondam. Assim, precisamos atingir mais de 50% de respostas, senão a pesquisa é invalidada”, explica Ellen.

Em relação ao selo GPTW, Ellen acredita que a cultura organizacional da Stecla teve um papel fundamental nesse reconhecimento. “Acredito que seja por proporcionarmos um ambiente em que há diálogo, em que o colaborador pode conversar com o líder, trazer os problemas e onde há também a abertura do RH para ouvir, escutar demandas”.

Recursos Humanos e Cultura Organizacional

Como uma empresa que atua no gerenciamento de obras de terceiros, o departamento de recursos humanos da Stecla foi estruturado com uma atenção especial à área de recrutamento e seleção. “Foi importante definir como seria esse processo, a avaliação desses profissionais, para minimizar o tempo de recrutamento e trazer o profissional o quanto antes para a empresa, porque isso afeta diretamente o resultado do nosso cliente. Agora também estamos cuidando da parte de ESG implementamos recentemente o one-on-one, que são feedbacks constantes que o gestor dá para os seus liderados. Além disso, temos oferecido cada vez mais treinamentos, inclusive um para liderança feminina”, detalha.

Ellen também frisa que a cultura organizacional da Stecla vem da mentalidade dos fundadores. Pois se eles não têm uma mentalidade de bem-estar e cuidado com as pessoas, de proporcionar um ambiente saudável, não é o RH que conseguirá implementar essa cultura. “O exemplo sempre vai vir de cima. Então, o líder da empresa precisa ter esses valores de forma muito forte. A ética, a responsabilidade, ser leal e verdadeiro, está muito atrelado ao que a Stecla acredita”, reforça. 

Recursos Humanos e Pessoas

“Não tem como dissociar a pessoa no trabalho da pessoa na vida pessoal. O ser humano é único, independentemente de onde ele se encontra. Como empresa, é importante entendermos isso. Não há uma máquina que vai me desfragmentar quando eu entrar no trabalho e os meus problemas de casa vão ficar para trás e vice-versa. Entender isso é importante para a pessoa se sentir bem no local de trabalho”, explica Ellen. Outro diferencial da Stecla Engenharia é o acompanhamento psicológico para os funcionários. “Não é normal as empresas oferecerem esse tipo de auxílio, de ajuda. Elas oferecem plano de saúde, mas esquecem desse lado mental”, destaca. Na Stecla, no serviço de psicoterapia, o funcionário paga metade e a empresa paga a outra metade durante três meses.

Começar a se cuidar, olhar para si, é algo que, principalmente no ramo de engenharia, não é muito comum. Essa mentalidade já estava na fundação da Stecla, que entende que o cuidado psicológico com os colaboradores é fundamental. “Estamos à frente de outras empresas quando oferecemos e entendemos o valor da psicoterapia na vida das pessoas”, finaliza Ellen.

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