Manufatura Lean é uma filosofia de produção que busca eliminar o desperdício em todos os processos, maximizando o valor para o cliente. O objetivo central é entregar produtos e serviços da mais alta qualidade, no tempo certo e com o mínimo de recursos. Essa filosofia foi desenvolvida no Japão em 1950, no chão-de-fábrica da Toyota, por meio de seu mais notório diretor, Taiichi Ohno (1912 – 1990).
Os princípios fundamentais da Manufatura Lean são definir o que o cliente realmente valoriza em um produto ou serviço; criar um fluxo contínuo de produção, eliminando interrupções e atrasos; produzir somente o necessário, baseado na demanda do cliente; e buscar a melhoria contínua em todos os processos. Os termos mais recorrentes dentro da Manufatura Lean são:
Chaku-Chaku
Condução do fluxo de uma só peça em uma célula em que as máquinas descarregam as peças automaticamente, de modo que o operador possa levar uma peça diretamente de uma máquina à outra, sem parar para descarregar.
Gemba
Termo compreendido como “local real”, normalmente utilizado para o chão-de-fábrica ou qualquer lugar em que ocorre o trabalho que cria valor.
Heijunka
Nivelamento do tipo e da quantidade de produção durante um período fixo de tempo. Isso permite que a produção atenda eficientemente às exigências do cliente, ao mesmo tempo em que evita excesso de estoque.
Hoshin Kanri
Esta prática unifica e alinha os recursos e estabelece claramente a diferença entre as metas que são mensuráveis e as medições que são feitas regularmente do progresso obtido em direção aos principais objetivos.
Jidoka
Fornece às máquinas e aos operadores a habilidade de detectar quando uma condição anormal ocorre e interromper imediatamente o trabalho. Isso possibilita que as operações construam a qualidade do produto em cada etapa do processo e separa os homens das máquinas para um trabalho mais eficiente.
Jishuken
Termo que significa autoaprendizado. É quando se aprende literalmente colocando a “mão na massa”.
Kaikaku
Melhoria radical e revolucionária de um fluxo de valor, a fim de rapidamente se criar mais valor com menos desperdício.
Kaizen
Refere-se à pequena melhoria de uma atividade para criar maior valor com menos desperdício. O objetivo de um evento Kaizen é concentrado na melhoria de um processo específico.
Kanban
O kanban é um dispositivo sinalizador, como um quadro, que autoriza e dá instruções para a produção ou para a retirada de itens no processo de produção.
Muda
Qualquer atividade que consuma recursos sem criar valor para o cliente. O termo significa desperdício.
Mura
Falta de regularidade em uma operação, como altos e baixos, fazendo com que os trabalhadores tenham picos de trabalho intensos e depois momentos de espera.
Muri
Sobrecarga de equipamentos ou operadores, exigindo que operem em ritmo mais intenso ou acelerado, empregando mais força ou esforço, por um período maior de tempo do que podem suportar.
Poka-Yoke
Um dispositivo ou procedimento à prova de erros que evita que um defeito passe para a próxima operação ou processo.